sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Choke

De início, as primeiras espingardas eram de cano cilíndrico, ou seja, com o mesmo diâmetro interno. Com o passar dos anos, foi introduzido o "choke", que é um ligeiro estreitamento do diâmetro interno do cano, junto ou próximo à boca da arma. No nosso caso, a palavra "choke" será traduzida como "estrangulamento".
Damos, a seguir, tabelas que mostram os estrangulamentos, com as medidas em milímetros, os grupamentos dos chumbos e as denominações normalmente usadas. Queremos assinalar que o "choke" pleno - estrangulamento total ou "full choke" - pode variar (no caso do calibre 12, por exemplo) de 0,9 a 1,1 mm, ocorrendo o mesmo para os demais "chokes" e calibres, nesta proporção.
Choke"
12
16
20
24
28
32
36
Pleno
1,00 mm
0,85 mm
0,75 mm
0,75 mm
0,65 mm
0,55 mm
0,45 mm
3/4
0,75 mm
0,65 mm
0,55 mm
0,55 mm
0,45 mm
0,45 mm
0,30 mm
1/2
0,50 mm
0,45 mm
0,35 mm
0,35 mm
0,30 mm
0,20 mm
0,20 mm
14
0,25 mm
0,25 mm
0,20 mm
0,15 mm
0,15 mm
0,10 mm
0,10 mm
Cilindro
-
-
-
-
-
-
-
"Skeet"
0,20 mm
0,17 mm
0,15 mm
0,12 mm
0,10 mm
0,10 mm
-

O estrangulamento, em décimos de milímetro, diminui de acordo com o diâmetro do cano/calibre. Se uma espingarda calibre 12, cujo cano tem um diâmetro interno de 18,5 mm, tem um estrangulamento de 1 mm no "choke" pleno (reduzindo o diâmetro para 17,5 mm na boca), numa espingarda calibre 36, cujo diâmetro interno do cano é de 10,4 mm, o estreitamento para se conseguir o "choke" pleno será, conseqüentemente, menor, de aproximadamente 0,5 mm.

Grupamento:

Os "chokes" dos canos controlam o grupamento da chumbada, que é usualmente determinado pela porcentagem de bagos de chumbo que atingem um alvo (placa) de 75 cm de diâmetro a uma distância convencional de 35 metros (27 metros, para os calibres 28, 32 e 36). Esta porcentagem pode variar muito pouco com uma mesma arma, dependendo, em linhas gerais, do tamanho do cartucho, da carga de pólvora e do tamanho e número de bagos de chumbo usados no carregamento do cartucho. Mais importante que a porcentagem de chumbos que atingem o alvo é a distribuição uniforme dos mesmos dentro da área de impacto (alvo).
Estrangulamentos ("chokes")
Grupamento
Total ("choke" pleno)
70 - 75 %
3/4
60 - 65 %
1/2 (meio "choke")
50 - 60 %
1/4
40 - 45 %
Cilíndrico
35 - 40 %
"Skeet"
60 % (a 20 m)

Os resultados com uma arma de qualidade e cartuchos de boa procedência são, normalmente, os assinalados na tabela e devem apresentar uma distribuição (dispersão) uniforme. Num cano cilíndrico, a dispersão do chumbo inicia-se ao sair do mesmo. No "choke" pleno, a carga de chumbo sai comprimida e a dispersão será menor, e, como lançam a carga a uma distância um pouco maior do que as outras formas de estrangulamento do cano, para o mesmo calibre, conclui-se que o grau do "choke" determina o alcance máximo da arma. O grupamento do cano de "choke" pleno, a 35 metros, também pode ser conseguido com o cano de meio "choke", a 30 metros, e pelo de 1/4 de "choke", a 25 metros.

Como se pode observar nos desenhos abaixo (Fig. A), os bagos de chumbo (ou aço) se deslocam no ar de modo semelhante a um enxame de abelhas, de forma ovalada. O cone de dispersão (Fig. B) irá aumentando no espaço, ao se afastar da arma. Esta dispersão, maior ou menor, será determinada pelo "choke" da espingarda.

Um cartucho Velox (nacional) calibre 20 carregado com 22,5 g de chumbo no. 7 (diâmetro de 2,5 mm) comporta aproximadamente 248 bagos. Portanto, se disparado de um cano de "choke" pleno, de acordo com as normas adotadas, teria que contar de 171 a 186 impactos dentro do círculo de 75 cm de diâmetro. Se o cano usado for de 1/2 "choke", serão aproximadamente 136 impactos (55%). O mesmo deve ocorrer, se usados outros tamanhos de chumbo.
Os chumbos utilizados para carregar cartuchos variam, normalmente, de 1,25 a 5,50 mm de diâmetro, sendo usados, ainda, balotes: um único projétil de chumbo de diâmetro equivalente ao calibre da espingarda.

Como escolher os "chokes"

Na caça, o "choke" deverá ser escolhido de acordo com a distância a que se pretende fazer o tiro. Se o tiro é, normalmente, feito à distância de 35 metros ou mais, o ideal é o "choke" pleno ("full"). Para distâncias inferiores a 35 metros, "full" ou 3/4 é o recomendado. Em torno de 30 metros, 1/2 "choke", e 1/4, para distâncias em torno de 20 metros. Estudos têm demonstrado que a maioria das peças são abatidas a distâncias inferiores a 35 metros. As armas muito "chokeadas" não devem ser usadas para caça ao vôo, à curta distância, a não ser por atiradores hábeis e experimentados. Em mãos inexperientes, é tiro perdido.


Fonte: Site Tiro ao Prato

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Espingardas

Conceito:


São armas de fogo portáteis, de cano longo e sem raiamento (alma lisa), com ampla gama de utilização na caça, tiro ao vôo, defesa, combate, esporte, etc. Na matéria, vamos enfatizar suas aplicações esportivas e de caça, mas, as informações nela contidas também serão de grande valia para os usuários de outras áreas.


Calibre:

Os calibres (diâmetro interno do cano) das armas à bala são usualmente denominados em milímetros ou polegadas. Exemplo: o calibre .45 ACP, na denominação americana, significa que o diâmetro do cano (e do projétil) é de 45 centésimos de polegada, o que corresponde a 11,43 mm. Entretanto, os calibres das espingardas de chumbo foram estabelecidos há muitos anos e não foram baseados em qualquer sistema convencional de medida. Tomou-se, como base, o número de esferas de chumbo que perfazem uma libra de peso.
Converteu-se uma libra (453,6 g) de chumbo puro em 12 esferas de iguais peso e diâmetro.
Se uma dessas esferas se encaixava perfeitamente num determinado cano, o calibre deste era "12". Estas esferas tinham 0,730 polegadade diâmetro, ou seja, 18,5 mm. De igual peso de chumbo (1 libra), foram feitas 16 esferas e chegou-se ao calibre 16, assim procedendo-se com os demais calibres, com excessão do 36, pois, segundo esse critério, seria o calibre 67. O calibre 36 corresponde, na realidade, a 0,410 polegada, ou seja, 10,414 mm.
A medida do diâmetro da alma do cano pode variar em 0,40 mm, dependendo da broca usada na perfuração, se nova ou usada, conforme ficou estabelecido na Convenção de Stutgart, em 1913.
Calibre
Diâmetro em mm
10
19,3 - 19,7
12
18,2 - 18,6
16
16,8 - 17,2
20
15,6 - 16,0
24
14,7 - 15,1
28
14,0 - 14,4
32
12,75 - 13,15
36 (410)
10,414

Medidas do cano:

Pouca gente sabe, mas o cano de uma espingarda possui ao longo do seu comprimento 5 medidas distintas. A primeira é a câmara que varia de diâmetro conforme o calibre e de comprimento conforme o tamanho do cartucho (65mm, 70mm, 76mm) a que se destina. a segunda medida é o cone de forçamento que nada mais é do que uma diminuição afunilada que liga a câmara a alma do cano, a terceira e (mais comprida) medida é a alma do cano. A quarta medida é a de um pequeno cone de forçamento da câmara para o choke e por ultimo temos no final do cano a quinta e última medida que é o choke ou estrangulamento.


Fonte: Site Tiro ao Prato

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015




 Como iniciar no Tiro ao Prato ?


O Tiro ao Prato é um esporte emocionante que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez. 
Aqui vai algumas dicas ótimas para os novos atiradores.
Antes de mais nada você precisa fazer um curso para manuseio de armas de fogo com instrutor credenciado pela Policia Federal e arrumar um clube para praticar o Tiro esportivo,  assim vão lhe dar algumas instruções básicas sobre procedimentos de segurança, como se posicionar corretamente, como passar de uma posição para outra e como encaixar e segurar uma arma.  Uma vez que isto é feito, você pode começar a dar o primeiro passo para aprender a atirar nos pratos.
No início você não quer que isso se torne um exercício técnico, muito sério. Só está apenas tentando se divertir um pouco.
Você só quer tentar acertar alguns pratos.
Depois você se apaixona e quer ser um atirador, um TrapShooter! 




Veja algumas Lições básicas para Iniciantes:


  •  Quando você está em pé na pedana de tiro sobre uma das cinco posições você vai perceber que quando um prato sai ele irá ter um dos três ângulos básicos  ... esquerda, em linha reta ou direita. Mantenha esse pensamento básico em mente que irá ajudá-lo a acertar os pratos.
  •  Agora, a idéia aqui é a posição da arma, onde deve ficar na hora que o prato é lançado. Para seguir melhor o alvo,  veja o ângulo em que você está, isso vai depender de que posto específico você está. Na posição 1, o alvo pode sair na extrema esquerda então posicione o cano no canto esquerdo da "armadilha" (ou casa de máquinas) assim já vai se preparar mentalmente para quando isso ocorrer. Para a posição 2 o cano deve estar menos a esquerda. Na 3 (no meio) receberá esquerda angular menor e direita, de modo que não há necessidade de configurar para qualquer um desses ângulos porque o prato sempre vai sair na sua linha reta. Na posição 4 e na 5 são os opostos de # 1 e # 2,.Quando você acertar vai ver que ainda é difícil de fazer isso de forma consistente. 
     
  • Acertar o Alvo parece fácil. O truque é não tirar o olho do prato e a arma do rosto,  de outra forma seu rosto vai parar e você vai atirar atrás do alvo.
  • Não tenha medo de colocar bem a arma no rosto e mirar de maneira que sua vista fique no cordão da arma à frente do alvo antes de puxar o gatilho ..  é difícil de atirar atrás de um prato desta forma.
  • Quando você perde um alvo apenas lembre que há duas razões básicas.  Você atirou por cima do alvo ou por trás dele. É raro você atirar muito abaixo de um alvo ou muito longe dele se seguir as técnicas. Isso é uma coisa importante para se manter em sua mente quando aprender o tiro ao prato. Agora você precisa acertar a mira, em algumas armas você poderá atirar um pouco na frente do prato,  outras um pouco atrás. Ajustando na hora do tiro dependendo do choque e da arma.
  •  Na hora do Tiro, no montar da arma, (colocar a arma em seu ombro) não faça muito rápido. Não tenha pressa, ok?. É importante saber neste momento que você deve montar a arma sem problemas e ajustar para o seu ombro, como em câmera lenta, e toma-la em seu ombro com firmeza. Puxe a arma para que fique confortável por isso é bom deixar bem segura e apertada. Isso vai ajudar você a manter o controle da arma e reduzir o recuo no seu ombro.

  • Depois de ajustar confortavelmente a arma em seu ombro, agora o seu rosto deve deslisar para baixo e sentir a coronha. Agora se a arma não lhe cabe bem no rosto você pode subir a coronha um pouco até sentir encostar. Se isso não ocorrer  você precisará de outra arma ou corolha adequando ao seu corpo.
  • Agora que você tem a arma ao ombro com firmeza e seu rosto está bem alinhado com o cano, feche os olhos por um segundo e "sinta" o visual quando abrir o olho novamente. Assim é como você deve permanecer quando você chamar o prato. Você não pode afrouxar seu controle sobre a arma e você não pode levantar a cabeça da coronha antes do tiro.
  • Ao rastrear o prato com seu rosto certifique-se de fazer exatamente isso! Pense no prato como um trem de carga sobre trilhos. Você quer entrar na sua estrada de ferro e seguir com o rosto colado na arma ao longo desta trilha, até você alcançar o alvo. Acredite ou não, muitos atiradores esquecem de fazer isso!
  •  Permita movimentar seu corpo inteiro para mover a arma para o alvo girando a partir dos quadris e parte superior do corpo. Você e a arma deve sentir-se como uma peça só de modo que a arma não pode se mover a menos que você mova seu corpo para o alvo. Você perde o controle da arma e toda a precisão se você empurrar a arma com o braço para o alvo. Deixe o seu corpo seguir o fluxo do alvo.
  •  Não se apresse. Não tenha muita pressa para atirar no alvo no momento que ele sai da máquina. Deixe o sair primeiro , veja o trajeto e acompanhe. Não se preocupe se os outros atiradores, se estão atirando mais rápido. Você também vai atirar assim mais tarde. Basta relaxar e tentar colocar sua ótima visão sobre o prato.
  • Olhe o Prato!. Apenas mantenha seus olhos fixo no alvo em todos os momentos. Nunca tire os olhos do alvo, ok?. Vai levar um pouco de tempo para seus olhos acostumarem com alvos pequenos, móveis e rápidos. Relaxe estes são seus primeiros tiros então não se preocupe com isso.  Se você quiser treinar seus olhos para a próxima rodada contine assistindo os pratos dos os outros atiradores e tente se concentrar em um pequeno fragmento quebrado. Isso vai ajudá-lo  a ver pequenos objetos em movimento.  Quando você fizer isso o alvo aparecerá maior e mais fácil de acertar.
  • Todo mundo vai te dar dicas e lições. Ouça, mas não tente absorver tudo. Algumas dicas podem funcionar para outros atiradores, mas não servem para você. Muitos atiradores não sabem explicar-lhe porque certas coisas são feitas ou como fazê-las, mas eles podem dizer o que é certo ou errado ou o que funciona bem nas competições.
  • Descubra quem é o "melhor" atirador do seu clube e peça umas dicas, converse com a pessoa,  questione. Se o atirador for arrogante não peça nada. Não importa o quão bom é esse atirador, esses tipos de pessoas tendem a dar maus conselhos para novos atiradores. Felizmente, esses tipos de atiradores são raros em nosso clube, e um "Atirador Sabe-Tudo" são poucos que existem.
  • Eu sei que este é o seu primeiro contato com o tiro ao prato, mas você deve verificar todas as oportunidades disponíveis para que você consiga um tiro competitivo e estar preparado pra isso. Sim, você está pronto! Precisa agora de algumas sessões práticas, como você fez hoje, agora o próximo passo você precisa ter as instruções básicas de segurança para começar...Depois é hora de dar seus primeiros tiros no Prato,. O Tiro ao prato requer muita dedicação, disciplina e concentração. Você precisa ter autocontrole, reflexo e boa visão. Você vai adorar praticar o tiro esportivo. Confie em mim!
    Depois de muito treino você poderá competir nos campeonatos como Iniciante e conseguir boms resultados. Recomendamos ler Trap Shooting Secrets por James Russell "


Fonte: Site Tiro ao Prato